INFORMAÇÕES IMPORTANTES E SINISTROS

1. É importante manter a seguradora informada, caso ocorra qualquer alteração no risco do objeto segurado. Constatada a alteração do risco, sem que houvesse a comunicação prévia,  a seguradora poderá recusar o pagamento de uma eventual indenização. Exemplos de alterações de risco: Veículos: mudança de endereço, motorista principal, inclusão de cobertura para motoristas de 18 a 25 anos, etc.  Residência/Condomínio/Empresas: mudança de atividade, mudança de endereço, novas edificações, alterações ou inutilização nos sistemas de segurança contra incêndio ou roubo, entrada de produtos inflamáveis não preexistentes, novos inquilinos com outra atividade de risco, etc.

2. Nunca inicie um reparo antes da comunicação do sinistro ou da vistoria por parte da seguradora, pois isto acarretará na perda do direito de indenização, conforme previsto nas “Condições Gerais” da apólice.

3. Em casos de sinistro (residência/condomínio/empresa) com reparos emergenciais que necessite consertos imediatos antes da vistoria de constatação, recomendamos o aviso de sinistro pelo telefone (quando disponibilizado), fotos e vídeos dos locais prejudicados e a retenção de todo material e peças danificadas. Fique atento, pois empresas de reparos de elevadores, por exemplo, levam as peças embora. Analisar se o custo do prestador é compatível ao de mercado e exigir laudo detalhado da ocorrência, dos danos e possíveis causas.

4. É de responsabilidade do segurado, no momento da ciência do início do sinistro, tomar todas as providências imediatas para evitar o aumento do prejuízo. Exemplos: preservar o bem segurado (veículos), cortar a água do prédio todo em caso de vazamento ou alagamento; acionar brigadistas e/ou Corpo de Bombeiros imediatamente para ciência de um incêndio, entre outros procedimentos em casos emergenciais (residência/condomínio/empresa).

5. Mantenha sempre junto com os documentos do veículo o “Cartão do Seguro” que é enviado junto com a apólice, onde constam os dados necessários para a comunicação com a “Central de Atendimento (0800) Assistência 24 horas”. Caso não o tenha em mãos a Seguradora poderá solicitar alguns dados particulares para a identificação do Segurado.

SINISTRO  DE VEÍCULOS – COLISÃO/INCÊNDIO/ROUBO

PROCEDIMENTOS INICIAIS

Colisão/Incêndio com vítimas

 – Verificar se as pessoas envolvidas no acidente estão bem, caso haja vitimas  ou feridos providenciar socorro imediatamente.

– Verificar quais foram as circunstâncias em que ocorreu o sinistro e se houve culpa ou não do segurado.

Obs.: Deixar claro no boletim de ocorrência policial de quem foi a culpa pelo acidente ajuda a evitar discussões futuras. A Seguradora somente indenizará o “Terceiro” caso a culpa seja do Segurado. Não existe “acordo”.

Danos Materiais com participação de Terceiros (veículos ou outros bens materiais como muros, postes, etc.:

– Caso a culpa seja do segurado será necessário, o quanto antes, o B.O. (Boletim de Ocorrência) emitido pela P.M.  ou órgão competente para isso, onde deverá constar detalhadamente o ocorrido. Caso o B.O. não possa ser feito no local os envolvidos, segurado e terceiro deverão fazê-lo em algum posto policial ou pela internet. No caso de atendimento de Terceiro, por culpa do Segurado, não haverá cobrança de franquia.

– Danos Materiais sem participação de Terceiros:

– Neste caso específico, sendo os danos apenas no veículo do segurado, não haverá necessidade de Boletim de Ocorrência. Neste caso o veículo será reparado e haverá a participação do segurado no sinistro de acordo com a franquia contratada.

Obs.: Em qualquer dos casos acima se houver necessidade de guincho do veículo segurado, e também de taxi ou outro socorro imediato, de acordo com as coberturas e limites contratados na apólice, o segurado deverá acionar a seguradora através da CENTRAL DE ATENDIMENTO (0800).

ou no horário comercial com  a Gaiga Seguros (35) 3722-1001 ou (35) 99115-3874. A Seguradora não reembolsa valores não autorizados.

Se o segurado preferir poderá também fazer a “ABERTURA DO SINISTRO” junto à Seguradora em sua “CENTRAL DE ATENDIMENTO (0800)”.

A Gaiga Seguros também poderá fazer esta comunicação à seguradora, para isso basta enviar-nos as informações do sinistro por e-mail (sinistro@gaigaseguros.com.br).

Informações básicas e iniciais para abertura de sinistro junto à seguradora:

– Boletim de Ocorrência (quando necessário)

– Carteira de Habilitação do(s)  condutor(es)

– CRLV – do(s) veículo(s)

– Descrição do acidente e danos no(s) veículo(s).

– Local, data e hora do acidente.

 – Roubo ou furto do veículo

–  Acionar imediatamente o órgão policial e registrar a ocorrência.

– Com a ocorrência em mãos o segurado deve acionar a seguradora através     da CENTRAL DE ATENDIMENTO (0800), para comunicação do sinistro. A Gaiga Seguros também poderá fazer esta comunicação a seguradora, para isso basta enviar as informações do sinistro via e-mail (sinistro@gaigaseguros.com.br).

– Após a comunicação, a seguradora aguardará um prazo médio de sete dias úteis e enviará uma relação de documentos que deverão ser providenciados para indenização do veículo.

Central de Atendimento (0800) –  Assistência 24 Horas

Documentos que podem ser entregues antecipadamente, antes da solicitação da seguradora:

– Boletim de Ocorrência

– Carteira de Habilitação do  condutor

– CRLV – do veículo

– Comprovante de endereço

 

ASSISTÊNCIA 24 HORAS – ATENDIMENTO EMERGENCIAL

 

VEÍCULOS

– Com algumas variações entre as seguradoras e os planos comercializados, os principais serviços que as Seguradoras oferecem na Assistência 24 Horas independente de colisão do veículo, são: Socorro Mecânico, Guincho, Auxílio na falta de combustível (pane seca) , Eletricista, Troca de pneus, Chaveiro, Transporte aéreo, rodoviário ou taxi para retorno à sua residência quando em viagem,  etc. 

Também na contratação do seguro do veículo a Assistência 24 horas da Seguradora poderá disponibilizar alguns “Atendimentos Emergenciais” para a residência do Segurado tais como: Mão de obra de  eletricista, encanador, chaveiro, consertos linha branca, limpeza de caixa d´agua dentre outras.

Central de Atendimento (0800) –  Assistência 24 Horas

Obs.: Em todos estes atendimentos a cobertura é somente para a mão de obra. As peças e outros produtos que necessitarem serem trocados, correrão por conta do Segurado.

Verifique mais detalhadamente em sua apólice as condições destas coberturas.

 

QUEBRA DE VIDROS, FAROIS, LANTERNAS E/OU RETROVISORES

– Caso tenha optado pela contratação destas coberturas o Segurado deverá entrar em contato diretamente com a Seguradora (Central de Atendimento (0800) – Assistência 24 horas) para a comunicação do ocorrido, para que ela indique o local onde deverá levar o veículo segurado para as devidas providências.

Central de Atendimento (0800) –  Assistência 24 Horas

 

SINISTRO RESIDENCIAL / EMPRESARIAL / CONDOMÍNIO

PROCEDIMENTOS INICIAIS

– Avisar imediatamente a Gaiga Seguros, através dos telefones (35) 3722-1001 ou (35) 99115-3874.  No caso de o sinistro ocorrer fora do horário comercial, e na necessidade de um atendimento de emergência, entre em contato com a “CENTRAL DE ATENDIMENTO (0800) da seguradora.

Central de Atendimento (0800) –  Assistência 24 Horas

– Conservar todos os indícios e vestígios deixados no local e nos bens segurados, enquanto for necessário para constatação e apuração da seguradora.

– Caso seja necessário algum reparo de emergência, para evitar que a situação se agrave, o segurado deverá entrar em contato com a Gaiga Seguros ou com a seguradora em questão para verificar os procedimentos a serem adotados e serviços de assistência disponíveis.

– Após a comunicação a seguradora poderá fazer uma inspeção no local da ocorrência e solicitará documentos que deverão ser providenciados para indenização.

 

ASSISTÊNCIA 24 HORAS – ATENDIMENTO EMERGENCIAL

RESIDENCIAL / EMPRESARIAL / CONDOMÍNIO

– Na contratação do seguro e com opção da Assistência 24 Horas o segurado poderá solicitar diversos serviços emergenciais junto à Seguradora, como: Mão de obra de eletricista, encanador, chaveiro, limpeza de caixa d´agua, destelhamento, dentre outras.

Central de Atendimento (0800) –  Assistência 24 Horas

Obs.: Em todos estes atendimentos a cobertura é somente para a mão de obra. As peças e outros produtos que necessitarem serem trocados, correrão por conta do Segurado.

Verifique mais detalhadamente em sua apólice as condições destas coberturas.

Dúvidas? Estamos prontos para te atender.