Após a descoberta do coronavírus (Covid-19) na China, em 31 de dezembro de 2019, o mundo sofreu uma avalanche de notícias sobre sua capacidade de transmissão e seus efeitos sobre a saúde dos infectados. Após a disseminação do coronavírus pelo mundo, a Organização Mundial de Saúde elevou o estado de contaminação pelo coronavírus que passou a ser considerado como pandemia. A dúvida que surge é: como a pandemia afeta o seu seguro?

O que é uma pandemia?
O primeiro ponto que deve ficar claro é especificar o que é uma pandemia. Ao contrário do surto (contaminação de pessoas em um local) e da epidemia (contaminação de pessoas regiões diferentes, porém próximas), a pandemia se caracteriza quando se identificam casos de uma doença contagiosa em todos os continentes.
Assim, para se caracterizar uma pandemia, são necessários casos comprovados em todos os continentes. Esse é o estágio atual do coronavírus.
O que preveem as condições gerais de seguros?
As condições gerais dos seguros trazem algumas possibilidades em que o seguro não terá cobertura. Dentre esses casos estão os eventos relacionados com epidemias e pandemias,
A exclusão de cobertura por eventos diretos ou indiretos relacionados à epidemias e pandemias é uma cláusula de exclusão comum a todas as seguradoras. Portanto, qualquer evento relacionado diretamente ou indiretamente pelo coronavírus estará excluída das coberturas dos seguros.
Como proceder nesses casos?
Os seguros que sofrem mais impacto são os seguros de pessoas, nele inclusos seguros saúde, seguros de vida e os seguros-viagem.
Em todos esses casos é comum conter a cláusula de exclusão de cobertura por eventos decorrentes de pandemia.
Assim, a eventual contaminação pelo coronavírus será um motivo para as seguradoras negarem o pagamento das despesas de tratamento e/ou indenização ao segurado.
Com isso, se o segurado for diagnosticado com qualquer caso de contaminação por vírus (ex.: uma gripe), ele terá a cobertura completa do seu contrato de seguro até o limite contratado. Entretanto, a situação muda se for constatada a contaminação pelo coronavírus, pois não haverá a obrigação de cobertura pela seguradora.
Diante disso, recomenda-se evitar viagens nesses períodos, pois os seguros viagem não cobrirão despesas médicas relacionadas ao coronavírus. Além das costumeiras recomendações dos órgãos ligados à saúde para prevenção (lavar as mãos, evitar contato, proteger o rosto ao espirrar e tossir, não ficar em aglomerações, dentre outras). Fique atento às recomendações dos órgãos responsáveis para se prevenir e ajudar no combate à pandemia do Coronavírus.
